Independente da sua área de trabalho, acredito que todo mundo pode usar de um pouco mais de produtividade. Então, reuni aqui algumas das práticas que uso. Não inventei nada disso, e provavelmente você já viu a maioria delas, mas mesmo assim não custa lembrar.

Organize sua semana e o seu dia

Essa é a primeira prática (e talvez a principal). É extremamente importante que você se organize para alcançar maior produtividade.

No meu caso, gosto de planejar minha semana. Geralmente, começo no domingo à noite ou segunda na parte da manhã. Em cada manhã, eu planejo o meu dia — sempre olhando para o planejamento semanal.

O planejamento do seu dia não deve extrapolar a sua capacidade de trabalho. Se o seu dia tiver mais atividades que pode absorver, o seu dia seguinte já começa com uma "dívida".

Por outro lado, é importante também deixar na sua semana um tempo para a famosa "gordura". O tempo liberado para falhas, emergências e acontecimentos inesperados.

Caso alguma tarefa demore mais que o imaginado ou um incidente aconteça é importante que isso não estrague o seu planejamento da semana toda.

Tenha suas tarefas sempre ao seu alcance

É impressionante o quanto você aumenta sua produtividade simplesmente tendo sempre ao seu alcance a lista das suas tarefas.

No meu caso, organizo minha semana com notas autoadesivas na parede em frente ao meu monitor e meu dia em blocos de papel sempre ao lado do meu teclado.

Toda vez que me distraio com aquele vídeo no YouTube, olho para minha próxima tarefa e volto a focar.

Mate primeiro o que te mata

De todas as dicas, esta é, sem sombra de dúvidas, a mais intuitiva. Ao mesmo tempo, é provavelmente o ponto que vou mudar sua vida.

SE VOCÊ TEM UMA TAREFA HORRÍVEL NAS MÃOS, RESOLVA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

Não consigo nem contar as vezes que gastei 40h sofrendo e lamentando pensando em uma tarefa chata que acabei gastando 10h.

Quebre suas tarefas em tarefas menores

Às vezes, temos tarefas tão grandes que é comum ficarmos paralisados analisando o todo.

Quando isso acontecer, quebre a tarefa grande em tarefas menores (no máximo um dia de trabalho) e comece a atuar pontualmente.

Enterre os seus defuntos

Já vi acontecendo comigo com muitos colegas e é impressionante o quanto isso mexe com sua produtividade. Se você tem um projeto ou alguma tarefa 98% pronto, TERMINE E ENTREGUE.

É comum na reta final já começarmos a pensar e movimentar o próximo desafio. Mas se o morto não está devidamente enterrado ele pode (e vai) voltar para te assombrar.

Cuidado com as muletas

É muito comum pensarmos em uma situação adversa como justificativa do desempenho ruim.

Não me entenda mal, às vezes é mesmo. Mas em vários casos você vai perceber que ao invés de justificar o desempenho ruim, você pode mudar a situação ruim você mesmo e resolver tudo.

Troque o "Deu errado porque o briefing veio mal feito" pelo "Não entendi completamente essa parte do briefing, podemos alinhar?".

Caminhe na direção do seu sonho

Com o perdão do clichê, se você tem um sonho ou um grande objetivo, seu planejamento da semana (TODA SEMANA) deve conter alguma tarefa que vai encaminhar você nesta direção.

Não importa o tamanho da tarefa mas é importante que você se movimente nessa direção. Se seu sonho é criar um aplicativo, sua tarefa essa semana pode ser tão simples quanto definir a cor do seu ícone.

Semana que vem você estará (mesmo que um grão de areia) mais próximo(a) do seu objetivo.

Cobre você mesmo

Se você chegou até aqui, imagino que está buscando ser uma pessoa mais produtiva, não é mesmo!?

Você precisa mesmo de um chefe para te cobrar resultados melhores?

Foque nas suas entregas e tente sempre melhorar semana a semana.

Não se cobre tanto assim...

Tenha um tempo livre para fazer algo que goste. Parte importante de ser produtivo é ter uma rotina de trabalho sustentável.

Se você se exigir demais vai acabar estressado com um burnout nas mãos e lá se vai sua produtividade saúde.

O que não tem remédio...

... remediado está. Por fim, essa é dica que demorei para entender.

Se uma tarefa não pode ser resolvida, comunique a todos os interessados e retire-a da sua lista o mais rápido possível.

Você não quer perder tempo e atenção com uma tarefa que nem vai poder resolver.

E pra finalizar

Seguindo essas dicas eu consegui melhorar muito minha produtividade na the tomato, mas com certeza ainda tenho muito a melhorar.

E lembre-se que todos temos dias bons e dias ruins.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram