Hoje venho com um tema que já não é novidade, mas que eu particularmente não dava o devido valor: Sistemas Colaborativos.
Basicamente, podemos definir como sistemas colaborativos os softwares que implementam internamente formas para que os próprios usuários colaborem entre si.
Partindo deste conceito básico, veremos que as possibilidades são inúmeras. Desde um site institucional onde os funcionários podem publicar e editar os textos até um sistema de workflow onde os próprios usuários podem sugerir e alterar os fluxos de processos.
As vantagens de um sistema que coloca em prática a colaboração são praticamente as mesmas vantagens de se trabalhar em equipe:
Já as desvantagens que podemos destacar inicialmente são:
Agora que já vimos o conceito básico, vantagens e desvantagens, vamos entender o que é preciso para termos um sistema realmente colaborativo. De acordo com o modelo 3C, para ser considerado colaborativo, o sistema deve implementar internamente os conceitos de coordenação, comunicação e cooperação os quais vou dar uma breve definição:
Coordenação – O sistema deve internamente permitir que haja alguma coordenação nas áreas de cooperação como em um fórum onde existe o moderador.
Comunicação – O software fornece em algum ponto uma ferramenta de comunicação como em sistemas que permitem envio de mensagens internamente ou até mesmo que possuam chats.
Cooperação – O sistema permite que em algum ponto, seus usuários possam colaborar uns com os outros como em um sistema de controle de versões onde cada membro da equipe pode criar versões para o mesmo item.
Para os que se interessaram no assunto, existe um simpósio brasileiro para discussões relacionadas aos sistemas colaborativos. É o SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.
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