Você investe em campanhas de marketing, publica anúncios no Facebook, trabalha para aparecer bem no Google - tudo para atrair cada vez mais pessoas para seu site. Mas o que eles encontram lá quando clicam é bom?

Proporcionar uma boa experiência para o usuário é fundamental para transformá-lo em cliente. Se os novos visitantes ficam pouco tempo na sua página ou não completam as ações esperadas - como fechar uma compra ou fazer uma assinatura -, você tem um problema.

Veja nesse artigo 9 erros no seu site que podem estar jogando fora todo seu trabalho para gerar tráfego.

 

1- Carregamento lento

Cinco segundos. É esse o tempo máximo que as pessoas esperam um site carregar.

Seu conteúdo pode ser interessante e o produto sensacional mas, se seu site tem carregamento lento, o visitante vai fechar sua página e procurar o mesmo conteúdo em outro lugar.

 

2- Site confuso

Imagine uma pessoa que não te conhece e nem sabe o que você faz entrando no seu site agora. Apenas olhando para ele, esse visitante entenderá qual o serviço você oferece? Ele encontrará os botões necessários para continuar navegando, saberá o significado de cada palavra?

Passar todas as informações de forma clara é fundamental. Na dúvida, coloque aquele conhecido que tem dificuldade de usar a internet para checar seu site. E não subestime a opinião de ninguém, ela pode ser a mesma de um futuro cliente.

 

3- Música ou vídeo abrindo automaticamente

Estamos em 2016 e ainda existem pessoas que querem música tocando assim que alguém entra no site.

Se você é uma delas, pare por um momento e imagine o desconforto do visitante abrindo seu site no local de trabalho e tendo que fechar rapidamente por causa do som.

Você gosta de música? Que ótimo. Mas nem páginas de rádios tocam música automaticamente mais.

 

4- Cores gritantes

Fundo preto com letras cor verde limão, fundo rosa fúcsia com detalhes em amarelo, caixas de texto marcadas em vermelho sangue... Sim, isso também acontece ainda. E só de imaginar já incomoda.

Ter uma página extremamente colorida é um verdadeiro tiro no pé: cansa a vista das pessoas e as faz nunca mais querer ver aquilo. Evite. Por favor.

 

5- Excesso de pop-ups

Tudo bem que você não quer que o visitante perca a oportunidade maravilhosa de comprar aquele produto ou assinar sua lista de e-mail, mas ninguém gosta de ter que fechar janelinhas a cada 3 segundos.

Se você bombardear seu visitante com pop-ups, ele irá sair do site em segundos furioso e nunca mais vai voltar.

 

6- Banners exagerados e fora de contexto

Publicidade faz parte. Um banner aqui e outro ali são totalmente aceitáveis. Mas encher o site com banners tira a seriedade do seu site e roubam atenção do seu conteúdo.

Outro problema são os banners fora de contexto. Imagina entrar em um site de roupas e ver uma propaganda de pornografia? Não é legal, certo? Então cuide bem do que você está anunciando para o visitante.

 

7- Informações desnecessárias

As pessoas não leem mais tudo que encontram na internet. Então lembre-se de colocar no seu site apenas informações importantes, que sejam realmente úteis para seu visitante.

Calendário, declaração de autoria, contador de visitas... Deixe essas bobagens para os anos 2000. Os sites modernos tem design limpo e são objetivos.

 

8- Ausência de informações de contato

Esse é um dos erros que mais vejo: empresários com um site sensacional no ar mas que não disponibilizam um mísero telefone ou e-mail de contato.

Acredite em mim, as pessoas querem um canal de comunicação com as empresas. Isso passa credibilidade, mostra a elas que seu negócio é uma coisa real e que, se elas precisarem, vão poder falar diretamente com você.

 

9- Falta de conteúdo

De todas as coisas ruins que se pode encontrar num site, a pior é quando você clica no link e... não tem nada.

Bonequinhos de homens trabalhando, links quebrados, informes de "página em construção" - não faça isso. Tenha consideração por seu visitante. Se seu site não está pronto e mesmo assim você precisa divulgá-lo, direcione as pessoas para suas redes sociais ou outra forma de contato, e não para uma página em branco.

 

Você chegou ao final desse artigo e ainda está se perguntando "o que há de errado com meu site"?

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