Na semana passada, você viu aqui no Blog The Tomato 7 razões para investir no mercado de aplicativos. Seguindo a série de posts sobre apps, separamos um pequeno passo a passo que pode ajudá-lo a transformar aquela sua ideia de aplicativo em um projeto com potencial para virar um grande negócio. Vamos lá?

 

Saiba seu objetivo

Antes de começar a produção de um app, você deve ter seu objetivo de negócio bem claro. Você venderá um produto, oferecerá um serviço inovador ou irá divulgar informações sobre a sua empresa? Conhecendo seu objetivo você pode fazer um bom planejamento e descobrir o melhor caminho para investir com segurança.

 

Valide sua ideia

Validar é testar se sua ideia tem potencial para virar um bom negócio com o menor uso de recursos possível. Uma validação simples passa por três pontos: o problema, o público e a solução. Responda a essas questões: qual problema seu app se propõe a resolver? Quem é o público afetado por esse problema e onde ele está? Como eles resolvem o problema atualmente? Sua solução resolve o problema de forma mais simples e eficiente? Com as respostas desse pequeno questionário você descobre se deve aperfeiçoar sua ideia ou partir para outra.

 

Estude a concorrência e o mercado

Validada a ideia, você precisa saber onde seu app se insere no mercado. É provável que já existam outros produtos que tentem resolver o mesmo problema. Estude-os, veja o que funciona neles e o que pode ser melhorado. Concorrência não significa que você deve desistir da sua ideia, mas tem o desafio de fazer melhor do que eles. Aproveite também para conversar com pessoas que podem dar um feedback bacana sobre sua ideia e para fechar parcerias.

 

Descubra como monetizar

Aplicativos podem gerar lucro diretamente, por meio de downloads pagos, ou indiretamente, fidelizando clientes ou direcionando-os à compra. De qual forma você pretende lucrar com seu app? Qual a melhor forma de monetizá-lo de acordo com seu objetivo de negócio?

 

Teste de novo e de novo e de novo

Não construa seu produto de uma vez para descobrir lá no final que ele não funciona como deveria. Teste em várias fases. Faça um protótipo e vá aperfeiçoando, modificando detalhes e implementando melhorias. E lembre-se: mesmo após o lançamento, se você quer que seu app seja um sucesso, fique alerta à resposta do público e atualize-o sempre que necessário.

--

Agora que você já conseguiu transformar sua ideia em um projeto real, vem conversar com a gente sobre o desenvolvimento de seu app.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram