"Aprenda como criar um site incrível, grátis e sem a necessidade de conhecimentos técnicos". Para quem precisa de um site, parece ótimo. Para quem trabalha com isso, nem tanto. Mas afinal, por que não parece ser uma boa ideia criar um site nessas plataformas quase mágicas?

Se fosse uma questão de ego, esse post acabaria nos reviews negativos espalhados pela internet e não com uma visão objetiva.

Gif animado com eletrônicos levitando.
Arte do EJ/Dribble.

 

Mas tanto leigos como profissionais precisam entender as capacidades e limitações de ferramentas que prometem agilizar um trabalho tão essencial quanto ter um site (e ainda de graça :p).

Sim, estamos falando do Wix e seu modelo de negócios, que já acumula mais de 77 milhões de usuários, e de algumas funcionalidades específicas. Mas há serviços similares que vestem a carapuça e apresentam limitações semelhantes.

Vamos ver quais?

Defina "de graça"

É verdade, a maioria desses sites promete que você crie uma página de forma gratuita, até com uma variedade aceitável de templates e opções de customização. Mas não se esqueça dos anúncios que vão pipocar no seu novo site gratuito.

A partir de alguns planos pagos, as coisas vão ficando melhores.

E esse é o ponto que pega em uma discussão importante entre programadores e clientes. Com custo 0, para que criar um site com um profissional? Agora confronte essa pergunta com o número de pessoas que começaram em serviços gratuitos e tiveram que pedir ajuda para programadores depois.

Gif animado com uma varinha mágica fazendo sumir dinheiro da carteira.
Arte do EJ/Dribble.

Mas digamos que você queira começar dessa forma. Para uma página simples, parece ok, se você não se importar com o acesso em tablets e smartphones, URLs amigáveis, acesso aos dados do seu site ou até aquele ícone ao lado do endereço.

Mas acredite, o Google se importa e usa essas "pequenas coisas" para determinar se seu site vai aparecer na busca ou não.

Não adianta "economizar" no site, para gastar mais tentando arrumá-lo ou fazer da sua página uma ferramenta lucrativa mais tarde.

Se não foi argumento o suficiente, pelos motivos seguintes e pelo nosso bom conselho: se você pensa em criar um eCommerce, sistema ou aplicativo nessas plataformas… Corra!

Nenhuma plataforma de site gratuito cuida muito bem do que chamamos de back-end ou estruturas de banco de dados. Para isso, só um programador de confiança.

Domínio

Entre as opções pagas, o serviço oferece a compra de domínio, como www.minhamarca.com.br, que faz muita diferença, certo? Já o email ola@minhamarca.com.br, não é garantido. Mas é algo que você resolve com o Google for Business por poucos dólares.

Para o usuário comum, problema resolvido.

A questão acontece se você quiser levar o seu domínio para outro serviço, migrar seu site ou até fazer mudanças simples como trocar o tema. As chances são, de que para fazer com agilidade e com pouco conhecimento, você, no mínimo, precisará reconstruir seu site.

Atendimento

Há muitas avaliações negativas sobre o atendimento do Wix, principalmente pela carência de um chat e telefone. Mas precisamos admitir que isso também pega para o lado dos profissionais.

Entre os prós do Wix, muitos clientes apontavam que o contato com o programador era difícil, que as alterações eram pagas e demoravam pra sair. O fator confiança vai para os profissionais, já que o contato é mais pessoal, mas comece a pecar no atendimento para ver seus clientes criando seus próprios sites, independente do produto final.

Ponto a ser melhorado nos dois serviços.

SEO (ou como o Google te encontra)

SEO é sigla para Search Engine Optimization, que é basicamente a otimização do seu site para os motores de busca.

Há alguns parágrafos falamos um pouco sobre isso, mas aqui as coisas ficam mais sérias.

Quando você procura por algo na internet, principalmente algum serviço que você não conhece, provavelmente você não procura pelo nome.

Ex.: Autoescola BH → Pesquisar

Vão aparecer várias autoescolas e a que melhor preparou seu site, estratégias de marketing digital e for mais relevante de acordo com a sua pesquisa, vai estar em 1º lugar.

Arte via Dribbble/Google.
Arte via Dribbble/Google.

Quando você faz seu site no Wix, é bem provável que ele seja escrito em Ajax, uma linguagem de programação. Para não complicar, vamos dizer que a linguagem e a semântica desse código torna as coisas difíceis de ler para o Google, que já até deixou de ler Ajax e voltou a ler há pouco tempo. Uma instabilidade que ninguém deseja para os seus clientes.

Se o Google não lê, você não é encontrado.

É verdade que há opções de preenchimento de otimização de SEO no próprio Wix, mas não é tão simples quanto criar seu site em 10 minutos, nem tão visível na plataforma, que tem várias configurações avançadas ainda em inglês.

Muitos defensores dizem que se você procura por termos específicos no Google, como seu nome, tudo ok, seu site será encontrado. Mas nem sempre essa é a forma que as pessoas buscam pelo seu serviço, certo? 😉

Nem tudo é culpa da plataforma

Simplesmente dedicar caracteres depreciando uma plataforma com milhões de usuários parece discurso de maus perdedores. Embora existam discussões extensas (que valem a pena ler) sobre Wix vs. Programadores, a força do Wix é difícil de questionar.

mark-slide-geek
Geek by Tanguy CABON.

Até mesmo vários profissionais usam para mostrar como um site poderia ficar, mas é aí que cabe a diferenciação. Para bons programadores e webdesigners, o Wix é apenas mais uma ferramenta, dentre tantas outras que podem facilitar o cotidiano, mas ainda associada a amadores.

Para alguém com poucas noções de usabilidade, imagens, formulários e otimizações, pode até sair um site. Mas não podemos garantir o resultado, nem a originalidade :p

Em todos os casos, vem pedir seu orçamento com a The Tomato!

Com informações de Como Criar seu Site, Tudo sobre Hospedagem de Sites, WebsetNet, Criar Site Wix e André Buzzo.

 

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram